PROJETO DE LEI : 167/2024

Informações da matéria
Autor: BRUNO PINHEIRO
Data: 21/10/2024
Visualizações:
Array
Ementa

INSTITUI NO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA O PROGRAMA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO SOBRE SÍNDROME DE DOWN, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Justificativa

A Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente. Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 1000 nascimentos. É caracterizada por uma combinação de diferenças na estrutura corporal, sendo associada a alguma dificuldade de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.

Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo. Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal. Elas incluem a prega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas). Olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa.

Os afetados possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide.

A síndrome de Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais. O preconceito e o senso de justiça com relação à Síndrome de Down no passado fez com que as crianças não tivessem nenhuma chance de se desenvolverem cognitivamente, pais e professores não acreditavam na possibilidade da alfabetização, eram rotuladas como pessoas doentes e, portanto, excluídas do convívio social. Hoje já se sabe que o aluno com Síndrome de Down apresenta dificuldades em decompor tarefas, juntar habilidades e ideias, reter e transferir o que sabem se adaptar a situações novas, e, portanto, todo aprendizado deve sempre ser estimulado a partir do concreto necessitando de instruções visuais para consolidar o conhecimento. Uma maneira de incentivar a aprendizagem é o uso dos brinquedos e de jogos educativos, tornando a atividade prazerosa e interessante. O ensino deve ser divertido e fazer parte da vida cotidiana, despertando assim o interesse pelo aprender. No processo de aprendizagem a criança deve ser reconhecida como ela é, e não como gostaríamos que fosse. As diferenças devem ser vistas como ponto de partida e não de chegada na educação, para desenvolver estratégias e processos cognitivos adequados.
A Teoria da modificabilidade cognitiva, do psicopedagogo Reuven Feuerstein, afirma que a inteligência de qualquer pessoa, independente de sua idade, pode ser "expandida". Um neto de Feuerstein, portador de Síndrome de Down, que teve sua inteligência estimulada por seus métodos desde o nascimento, sempre frequentou a escola normal com bom desempenho.

Entendemos que como legisladores devemos orientar e conscientizar a população como um todo para que respeite e integre de maneira igualitária à sociedade as pessoas com síndrome de Down. Nossa proposta visa criar mecanismos junto aos órgãos municipais principalmente da saúde e da educação sobre conceitos técnicos e orientação para atendimento e integração.

Sendo assim, solicito o apoio dos nobres parlamentares na aprovação da presente medida visto que se trata de medida altamente relevante.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
17/10/2024 09:00:00 CADASTRADO 
AGENTE: BRUNO ENRICO DE OLIVEIRA PINHEIRO
CADASTRADO   
17/10/2024 09:00:01 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
23/10/2024 09:00:02 AGUARDANDO PAUTA  EM TRAMITAÇÃO   
20/12/2024 09:00:03 RETIRADO DE PAUTA  A PEDIDO DO VEREADOR PROPONENTE   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

BRUNO PINHEIRO

VEREADOR(A)

PDT

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º. FICA INSTITUÍDO NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA O PROGRAMA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO SOBRE SÍNDROME DE DOWN.

ART. 2º. FICAM INSTITUÍDOS, COMO UM CONJUNTO DE AÇÕES DO PODER PÚBLICO E DOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA IMPLEMENTAÇÃO DO PRESENTE PROGRAMA, AÇÕES DE COMPREENSÃO, APOIO, EDUCAÇÃO, SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA, TRABALHO E COMBATE AO PRECONCEITO, COM RELAÇÃO ÀS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN.

PARÁGRAFO ÚNICO. O PRESENTE PROGRAMA SERÁ VOLTADO À ORIENTAÇÃO DOS FAMILIARES, E PRINCIPALMENTE AOS AGENTES, FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES E SERVIDORES DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E AGENTES, FUNCIONÁRIOS, MÉDICOS E SERVIDORES DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, COM AS SEGUINTES AÇÕES:

I. ORIENTAÇÃO TÉCNICA AO PESSOAL DAS ÁREAS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO SOBRE CONCEITOS TÉCNICOS E A CONVIVÊNCIA, RESPEITO, ATENDIMENTO, CUIDADOS E FORMA DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN;

II. INFORMAÇÕES À FAMÍLIA E À SOCIEDADE EM GERAL A RESPEITO DAS PRINCIPAIS QUESTÕES ENVOLVIDAS NA CONVIVÊNCIA, RESPEITO E TRATO DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN;

III. AÇÕES DE ESCLARECIMENTO E COIBIÇÃO DE PRECONCEITOS RELACIONADOS À SÍNDROME E PORTADORES DESTA E OUTRAS SÍNDROMES SIMILARES.

ART. 3º. ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON