PROJETO DE LEI : 167/2024

Informações da matéria
Autor: BRUNO PINHEIRO
Data: 21/10/2024
Visualizações:
Ementa

INSTITUI NO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA O PROGRAMA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO SOBRE SÍNDROME DE DOWN, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Justificativa

A SÍNDROME DE DOWN OU TRISSOMIA DO CROMOSSOMA 21 É UM DISTÚRBIO GENÉTICO CAUSADO PELA PRESENÇA DE UM CROMOSSOMO 21 EXTRA TOTAL OU PARCIALMENTE. RECEBE O NOME EM HOMENAGEM A JOHN LANGDON DOWN, MÉDICO BRITÂNICO QUE DESCREVEU A SÍNDROME EM 1862. A SUA CAUSA GENÉTICA FOI DESCOBERTA EM 1958 PELO PROFESSOR JÉRÔME LEJEUNE QUE DESCOBRIU UMA CÓPIA EXTRA DO CROMOSSOMA 21. É O DISTÚRBIO GENÉTICO MAIS COMUM, ESTIMADO EM 1 A CADA 1000 NASCIMENTOS. É CARACTERIZADA POR UMA COMBINAÇÃO DE DIFERENÇAS NA ESTRUTURA CORPORAL, SENDO ASSOCIADA A ALGUMA DIFICULDADE DE HABILIDADE COGNITIVA E DESENVOLVIMENTO FÍSICO, ASSIM COMO DE APARÊNCIA FACIAL. A SÍNDROME DE DOWN É GERALMENTE IDENTIFICADA NO NASCIMENTO.

PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN PODEM TER UMA HABILIDADE COGNITIVA ABAIXO DA MÉDIA, VARIANDO DE RETARDO MENTAL LEVE A MODERADO. UM PEQUENO NÚMERO DE AFETADOS POSSUI RETARDO MENTAL PROFUNDO. MUITAS DAS CARACTERÍSTICAS COMUNS DA SÍNDROME DE DOWN TAMBÉM ESTÃO PRESENTES EM PESSOAS COM UM PADRÃO CROMOSSÔMICO NORMAL. ELAS INCLUEM A PREGA PALMAR TRANSVERSA (UMA ÚNICA PREGA NA PALMA DA MÃO, EM VEZ DE DUAS). OLHOS COM FORMAS DIFERENCIADAS DEVIDO ÀS PREGAS NAS PÁLPEBRAS, MEMBROS PEQUENOS, TÔNUS MUSCULAR POBRE E LÍNGUA PROTRUSA.

OS AFETADOS POSSUEM MAIOR RISCO DE SOFRER DEFEITOS CARDÍACOS CONGÊNITOS, DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO, OTITES RECORRENTES, APNEIA DE SONO OBSTRUTIVA E DISFUNÇÕES DA GLÂNDULA TIREÓIDE.

A SÍNDROME DE DOWN É UM EVENTO GENÉTICO NATURAL E UNIVERSAL, ESTANDO PRESENTE EM TODAS AS RAÇAS E CLASSES SOCIAIS. O PRECONCEITO E O SENSO DE JUSTIÇA COM RELAÇÃO À SÍNDROME DE DOWN NO PASSADO FEZ COM QUE AS CRIANÇAS NÃO TIVESSEM NENHUMA CHANCE DE SE DESENVOLVEREM COGNITIVAMENTE, PAIS E PROFESSORES NÃO ACREDITAVAM NA POSSIBILIDADE DA ALFABETIZAÇÃO, ERAM ROTULADAS COMO PESSOAS DOENTES E, PORTANTO, EXCLUÍDAS DO CONVÍVIO SOCIAL. HOJE JÁ SE SABE QUE O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN APRESENTA DIFICULDADES EM DECOMPOR TAREFAS, JUNTAR HABILIDADES E IDEIAS, RETER E TRANSFERIR O QUE SABEM SE ADAPTAR A SITUAÇÕES NOVAS, E, PORTANTO, TODO APRENDIZADO DEVE SEMPRE SER ESTIMULADO A PARTIR DO CONCRETO NECESSITANDO DE INSTRUÇÕES VISUAIS PARA CONSOLIDAR O CONHECIMENTO. UMA MANEIRA DE INCENTIVAR A APRENDIZAGEM É O USO DOS BRINQUEDOS E DE JOGOS EDUCATIVOS, TORNANDO A ATIVIDADE PRAZEROSA E INTERESSANTE. O ENSINO DEVE SER DIVERTIDO E FAZER PARTE DA VIDA COTIDIANA, DESPERTANDO ASSIM O INTERESSE PELO APRENDER. NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A CRIANÇA DEVE SER RECONHECIDA COMO ELA É, E NÃO COMO GOSTARÍAMOS QUE FOSSE. AS DIFERENÇAS DEVEM SER VISTAS COMO PONTO DE PARTIDA E NÃO DE CHEGADA NA EDUCAÇÃO, PARA DESENVOLVER ESTRATÉGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS ADEQUADOS.
A TEORIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA, DO PSICOPEDAGOGO REUVEN FEUERSTEIN, AFIRMA QUE A INTELIGÊNCIA DE QUALQUER PESSOA, INDEPENDENTE DE SUA IDADE, PODE SER "EXPANDIDA". UM NETO DE FEUERSTEIN, PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN, QUE TEVE SUA INTELIGÊNCIA ESTIMULADA POR SEUS MÉTODOS DESDE O NASCIMENTO, SEMPRE FREQUENTOU A ESCOLA NORMAL COM BOM DESEMPENHO.

ENTENDEMOS QUE COMO LEGISLADORES DEVEMOS ORIENTAR E CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO COMO UM TODO PARA QUE RESPEITE E INTEGRE DE MANEIRA IGUALITÁRIA À SOCIEDADE AS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. NOSSA PROPOSTA VISA CRIAR MECANISMOS JUNTO AOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS PRINCIPALMENTE DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO SOBRE CONCEITOS TÉCNICOS E ORIENTAÇÃO PARA ATENDIMENTO E INTEGRAÇÃO.

SENDO ASSIM, SOLICITO O APOIO DOS NOBRES PARLAMENTARES NA APROVAÇÃO DA PRESENTE MEDIDA VISTO QUE SE TRATA DE MEDIDA ALTAMENTE RELEVANTE.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
17/10/2024 09:00:00 CADASTRADO 
AGENTE: BRUNO ENRICO DE OLIVEIRA PINHEIRO
CADASTRADO   
17/10/2024 09:00:01 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
23/10/2024 09:00:02 AGUARDANDO PAUTA  EM TRAMITAÇÃO   
20/12/2024 09:00:03 RETIRADO DE PAUTA  A PEDIDO DO VEREADOR PROPONENTE   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

BRUNO PINHEIRO

VEREADOR(A)

PDT

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º. FICA INSTITUÍDO NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA O PROGRAMA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO SOBRE SÍNDROME DE DOWN.

ART. 2º. FICAM INSTITUÍDOS, COMO UM CONJUNTO DE AÇÕES DO PODER PÚBLICO E DOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA IMPLEMENTAÇÃO DO PRESENTE PROGRAMA, AÇÕES DE COMPREENSÃO, APOIO, EDUCAÇÃO, SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA, TRABALHO E COMBATE AO PRECONCEITO, COM RELAÇÃO ÀS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN.

PARÁGRAFO ÚNICO. O PRESENTE PROGRAMA SERÁ VOLTADO À ORIENTAÇÃO DOS FAMILIARES, E PRINCIPALMENTE AOS AGENTES, FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES E SERVIDORES DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E AGENTES, FUNCIONÁRIOS, MÉDICOS E SERVIDORES DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, COM AS SEGUINTES AÇÕES:

I. ORIENTAÇÃO TÉCNICA AO PESSOAL DAS ÁREAS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO SOBRE CONCEITOS TÉCNICOS E A CONVIVÊNCIA, RESPEITO, ATENDIMENTO, CUIDADOS E FORMA DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN;

II. INFORMAÇÕES À FAMÍLIA E À SOCIEDADE EM GERAL A RESPEITO DAS PRINCIPAIS QUESTÕES ENVOLVIDAS NA CONVIVÊNCIA, RESPEITO E TRATO DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN;

III. AÇÕES DE ESCLARECIMENTO E COIBIÇÃO DE PRECONCEITOS RELACIONADOS À SÍNDROME E PORTADORES DESTA E OUTRAS SÍNDROMES SIMILARES.

ART. 3º. ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON