PROJETO DE LEI : 175/2024

Informações da matéria
Autor: BRUNO PINHEIRO
Data: 24/10/2024
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE AMPLIAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, VISUAL E AUDITIVA NO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
22/10/2024 09:00:00 CADASTRADO 
AGENTE: BRUNO ENRICO DE OLIVEIRA PINHEIRO
CADASTRADO   
22/10/2024 09:00:01 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
25/10/2024 09:00:02 AGUARDANDO PAUTA  EM TRAMITAÇÃO   
20/12/2024 09:00:03 RETIRADO DE PAUTA  A PEDIDO DO VEREADOR PROPONENTE   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

BRUNO PINHEIRO

VEREADOR(A)

PDT

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º FICAM INSTITUÍDAS NO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA, MEDIDAS DE ACESSIBILIDADE A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, VISUAL E AUDITIVA, QUE DEVERÃO SER IMPLEMENTADAS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDÚSTRIAS, AGÊNCIAS BANCÁRIAS, CASAS DE EVENTOS E REPARTIÇÕES PÚBLICAS.

PARÁGRAFO ÚNICO. EM CONFORMIDADE AO DISPOSTO NA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, ESTA LEI BUSCA AMPLIAR AS CONDIÇÕES PARA QUE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ALCANCEM A MAIOR AUTONOMIA POSSÍVEL A FIM DE GOZAR DOS MESMOS DIREITOS FUNDAMENTAIS QUE SEUS CONCIDADÃOS.

ART. 2º OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDÚSTRIAS, AGÊNCIAS BANCÁRIAS, CASAS DE EVENTOS E REPARTIÇÕES PÚBLICAS DEVERÃO REALIZAR MODIFICAÇÕES NAS SUAS INSTALAÇÕES COM O OBJETIVO DE AMPLIAR / FORNECER CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A QUE SE REFERE ESTA LEI.

ART. 3º A FIM DE ADEQUAR OS ESPAÇOS A QUE SE REFERE O ART. 1º DESTA LEI ÀS MEDIDAS DE ACESSIBILIDADE, AS INSTALAÇÕES DEVERÃO DISPOR DE:

I – RAMPA DE ACESSO PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA / CADEIRANTES;

II – ADAPTAÇÕES NOS BANHEIROS PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA / CADEIRANTES;
III – PLACAS EM BRAILE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL; E

IV – PISO TÁTIL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

ART. 4º CABE AOS RESPONSÁVEIS / GESTORES DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDÚSTRIAS, AGÊNCIAS BANCÁRIAS, CASAS DE EVENTOS E REPARTIÇÕES PÚBLICAS OFERECER CURSOS PARA QUE SEUS FUNCIONÁRIOS CONSIGAM MANTER COMUNICAÇÃO EFETIVA COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.

ART. 5º EM CONFORMIDADE À LEI Nº 3.089, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2020, E AO ART. 47, §1º DA LEI NACIONAL Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA), FICAM RESERVADOS 2% (DOIS POR CENTO) DO TOTAL DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA / MOBILIDADE REDUZIDA.

ART. 6º NAS VIAS PÚBLICAS SITUADAS NO PERÍMETRO URBANO DO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA DEVEM SER INSTALADAS, GRADATIVAMENTE, PLACAS EM BRAILE PARA IDENTIFICAR LOGRADOUROS PÚBLICOS, COMO RUAS, AVENIDAS, ESTRADAS, TRAVESSAS.

§1º AS PLACAS EM BRAILE COM NOMES DOS LOGRADOUROS PÚBLICOS DESTE MUNICÍPIO DEVEM SER INSTALADAS:

I – PRINCIPALMENTE NO PERÍMETRO REFERENTE AO CENTRO DO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA;

II – NOS ARREDORES / IMEDIAÇÕES DE ÓRGÃOS PÚBLICOS; E

III – NAS PARADAS DE ÔNIBUS.

§2º AS PLACAS EM BRAILLE COM NOMES DOS LOGRADOUROS PÚBLICOS DEVEM SER INSTALADAS EM ALTURA QUE POSSIBILITE A LEITURA POR PARTE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

ART. 7º AS ADAPTAÇÕES A QUE SE REFERE ESTA LEI TAMBÉM INCLUEM IDENTIFICAÇÃO EM BRAILE DESTINADA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS PORTAS DE GABINETES E SALAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.

ART. 8º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTA LEI NO QUE COUBER.

ART. 9º O PODER EXECUTIVO PODERÁ, POR MEIO DO ÓRGÃO COMPETENTE, FISCALIZAR O CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NESTA LEI.

ART. 10. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR 30 (TRINTA) DIAS APÓS A SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON