PROJETO DE LEI : 161/2023

Informações da matéria
Autor: AMARILDO ORELHA
Data: 05/06/2023
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE O TOMBAMENTO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E ARQUITETÔNICO, DE NATUREZA MATERIAL, DA CIDADE DE SAQUAREMA/RJ A "CASA DA CULTURA - WALMIR AYALA".

Justificativa

Construída no século XIX, foi a primeira sede da Câmara Municipal, e prefeitura da cidade de 1841 até 1978. Possui uma exposição permanente do acervo do escritor e crítico de arte, Walmir Ayala, que morou em Saquarema. No espaço funciona a Biblioteca Municipal José Bandeira, com acervo de mais de 20 mil títulos. Seu nome é uma homenagem ao poeta José Bandeira, que compôs o Hino de Saquarema.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
05/06/2023 09:00:00 CADASTRADO 
AGENTE: AMARILDO CARVALHO DE OLIVEIRA
CADASTRADO   
05/06/2023 09:00:01 SECRETARIA PESQUISA  COM DUPLICIDADE  PROJETO EM DUPLICIDADE - JÁ EXISTE LEI (Nº 1834/2019) QUE TRATA DO TEMA. 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

AMARILDO ORELHA

VEREADOR(A)

PRB

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Poder Executivo

Prefeita Municipal de Saquarema

Saquarema

Corpo da matéria

ART. 1º - FICA TOMBADA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E ARQUITETÔNICO, DE NATUREZA MATERIAL, DA CIDADE DE SAQUAREMA/RJ A CASA DA CULTURA - WALMIR AYALA, CONSTRUÇÃO LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE (EM FRENTE A ATUAL PREFEITURA).

ART. 2º - A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PROCEDERÁ AO REGISTRO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E ARQUITETÔNICO, ORA TOMBADO.

ART. 3º - PARA FINS DE PROVIDENCIAR PLACAS DE SINALIZAÇÃO E DE INDICAÇÃO NO LOCAL COM AS INFORMAÇÕES COMPLETAS SOBRE O TOMBAMENTO DO IMÓVEL.

ART. 4º - FICA VEDADA A DESCARACTERIZAÇÃO OU QUALQUER MUDANÇA DA ÁREA EM QUESTÃO, PRESERVANDO-SE SUAS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS EM DECORRÊNCIA DO TOMBAMENTO EFETUADO POR ESTA LEI.

ART. 5º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON