PROJETO DE LEI: 087/2025

Informações da matéria
Autor: HEBER KILINHO
Data: 02/06/2025
Visualizações:
Ementa

INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATIVA, DESTINADO A GARANTIR A INCLUSÃO EFETIVA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA E ALTAS HABILIDADES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

Justificativa

A PROPOSTA DESTE PROJETO DE LEI NASCE DA NECESSIDADE URGENTE DE TRANSFORMAR EM PRÁTICA CONCRETA OS DIREITOS ASSEGURADOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA E ALTAS HABILIDADES, PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NA LDB (LEI 9.394/1996), NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (DECRETO Nº 10.502/2020) E NO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (LEI Nº 13.146/2015).

EMBORA A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA GARANTA O DIREITO À INCLUSÃO ESCOLAR, É VISÍVEL, NA PRÁTICA COTIDIANA, A AUSÊNCIA DE CONDIÇÕES REAIS PARA QUE ESSA INCLUSÃO ACONTEÇA DE FORMA DIGNA E EFETIVA. FALTAM PROFISSIONAIS PREPARADOS, APOIO TÉCNICO, SALAS DE RECURSOS, MATERIAIS ACESSÍVEIS E DIÁLOGO COM AS FAMÍLIAS.

ESTE PROJETO PROPÕE UM MODELO ESTRUTURADO, ATIVO E PARTICIPATIVO, COM AÇÕES ARTICULADAS QUE ENVOLVEM FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APOIO TÉCNICO, ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO E ESCUTA DAS FAMÍLIAS. TRATA-SE DE GARANTIR O DIREITO À EDUCAÇÃO COM EQUIDADE E HUMANIDADE.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
02/06/2025 09:29:16     CADASTRADO  CADASTRADO 
02/06/2025 14:26:32     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
03/06/2025 16:21:07     AGUARDANDO PAUTA  EM TRAMITAÇÃO 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

HEBER KILINHO

2º SECRETÁRIO

PSDB

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Poder Executivo

Prefeita Municipal de Saquarema

Saquarema

Corpo da matéria

ART. 1º - FICA INSTITUÍDO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO, O PROGRAMA MUNICIPAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATIVA, COM O OBJETIVO DE ASSEGURAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFETIVAMENTE INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, MATRICULADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

ART. 2º - O PROGRAMA TEM COMO FUNDAMENTOS:

I A IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA O ACESSO, PERMANÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM DE TODOS OS ESTUDANTES;

II O RESPEITO À SINGULARIDADE E AO RITMO DE DESENVOLVIMENTO DE CADA ALUNO;

III A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE COMO PRINCÍPIO FORMATIVO E SOCIAL;

IV A ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS PARA GARANTIR ATENDIMENTO INTEGRAL.

ART. 3º - SÃO DIRETRIZES DO PROGRAMA:

I FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS;

II DISPONIBILIZAÇÃO DE MONITORES OU AUXILIARES DE APOIO ESCOLAR PARA OS ESTUDANTES QUE DEMANDAREM ACOMPANHAMENTO EM SALA DE AULA COMUM;

III IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, COM PROFISSIONAIS CAPACITADOS;

IV ELABORAÇÃO DE PLANOS PEDAGÓGICOS INDIVIDUALIZADOS (PPI), ELABORADOS EM CONJUNTO COM A FAMÍLIA, EQUIPE PEDAGÓGICA E, QUANDO POSSÍVEL, EQUIPE MULTIPROFISSIONAL;

V PROMOÇÃO DE AVALIAÇÃO ANUAL DA INCLUSÃO ESCOLAR, COM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS FAMÍLIAS E DA COMUNIDADE ESCOLAR;

VI GARANTIA DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA, COMUNICACIONAL E PEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR.

ART. 4º - A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PODERÁ CELEBRAR PARCERIAS COM UNIVERSIDADES, ENTIDADES SOCIAIS, CENTROS DE REFERÊNCIA E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS OU PRIVADAS PARA APOIAR A IMPLEMENTAÇÃO E A QUALIFICAÇÃO DO PROGRAMA.

ART. 5º - AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO.

ART. 6º - ESTA LEI SERÁ REGULAMENTADA, NO QUE COUBER, PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, NO PRAZO DE ATÉ 90 (NOVENTA) DIAS A CONTAR DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 7º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON